Wednesday, April 22, 2009

rever o blogue

não é como um trabalho

de repente apeteceu-me tentar saber o que é o "peremela"
descobri que parece ser um elo de corrente
algo que liga a minha pessoa com um mundo cibernético
parece a procura de uma entidade que sirva a minha estética
e a comunique

dei-me também com a minha própria curiosidade
que evolução ao longo do tempo?
o peremela começa numa altura de desemprego profundo
nem cão nem dono
não há trabalho, não há casa não há sítio meu
não há perspectiva e não há força, credo ou auto-estima
parece ser um "que se foda" vamos para bingo

há também um esforço herculeo de não magoar as pessoas (demasiado)
apetece culpar tudo, mas também aí se vê que sou solteiro

depois parece haver um gosto de partilha
e algo que ainda hoje sinto
houve momentos belos
o prazer dos comentários
a verdadeira comunicação
os amigos que ainda não conheço (Isabel Mendes Ferreira)

o que de certo me comoveu
foi perceber que preciso disto
da minha (meu) peremela
para estar com os meus e os outros

foi por aqui que o mundo ouviu o "prelúdio susana", "a josé afonso"
e o vídeo que surgiu do nada

também parece ser claro que a minha música foi o mais importante que aconteceu no peremela
pela reacções e sobretudo pela espera
a paciência de todos para aguardar o dia da próxima
a mim, até já me parece tarde
vai fazer um ano que não ponho nada de novo
mas quando ouço a minha música parece que o tempo perde sentido
não parece ser importante o dia em que saiu
e parece sempre haver um momento de novidade para quem a ouve de novo

é um dos pontos em que me conheço pior
tenho tanta música na cabeça, sempre
nova e velha, a começar, a acabar, a perder o sentido
por vezes é ensurdecedor
mas está aqui
não a posso prometer
dou-a sempre quando sinto que está pronta
e também sei que vai surgir aqui
não consigo pará-la, impõe-se-me

e a verdade é que num ano já 900 pessoas fizeram o download integral do "pico"
são só 18 músicas, 10 anos e a incerteza de chegar ao fim
pelo meio "o silêncio das esferas" e muita coisa que nem sequer pus aqui
claro que foi um trabalho divulgado em conjunto
no myspace, pela susana e o ticha, através dos próprios blogues e pela palavra transmitida

aconteceram também imensas coisas curiosas
há um blogue do josé afonso (link) em que alguém postou a minha homenagem
e a susana descobriu, eu só babei

outras foram hilárias
como as camisetas personalizadas

e outras que me surpreendem
escrevi coisas que gosto imenso de reler
como se fosse outro alguém com o dom da língua

no fundo parece fazer sentido

e também apetece agradecer
por perderem tempo comigo
e pedir, pela primeira vez
- vamos lá comentar
gostava de saber o vosso balanço
nem que seja pelas fotos da sapateira e da carne de porco à alentejana
ao contrário de vocês
eu comi daquelas fotos
só não publiquei os restos

fica isto para ouvir
quem sabe amanhã não encontro outra coisa...



e a mim também...

6 comments:

Carlos Araújo Alves said...

Belo texto, Ricardo. Mas há mais, muito mais do que escreveste e que eu, que te conheço há tanto tempo, conheci através do Peremela - a tua escrita, bela, a poesia que tens e transmites em verso ou prosa e sim, o seres mais e cada vez mais tu, numa revelação pública que também privada se quer.
Tu cresceste, Ricardo, ou melhor, o Peremela engrandeceu-te.

Um grande abraço pelo texto e, se mais não fora, pela voz da Sally Oldfield...

jorge vicente said...

ricardo, foi a primeira vez que entrei aqui e gostei mesmo muito do teu blog, da tua música, do que tens aqui.

muitos e muitos parabéns
jorge vicente

anjo said...

e eu, que posso eu dizer agora???
agradeço muito as palavras simpáticas e peço muitos regressos________________________ a porta está sempre aberta para todos______________________ principalmente para quem sabe e sente as coisas_____________________

e estar todo fodido às vezes assim é bom______________________ se o cérebro está feliz.

MUITO OBRIGADO por isso.
um abraço «««

Unknown said...

a ementa e o cianeto
please

Susana Serrano Pahlk said...

Eu que não gosto nada de balanços estou aqui a balançar, para a frente e para trás, como se fosse uma miúda pequena e indecisa em tirar ou não um chocolate quando não devo!
Pronto, não digo nada de jeito, digo só que não quero comentar e que há alturas em que os teus posts me deixam, sei lá...

Cláudia Neves said...

Um amigo deu-me a conhecer o Silencio das esferas, vim aqui procurar mais e descobri o teu blog.
Parabéns Ricardo...pelas palavras , pelos momentos que com a tua música me fizeste sentir.
Voltarei cá mais vezes com toda a certeza.
Um beijo e a continuação do excelente trabalho!