Wednesday, March 3, 2010

viver de chamussas

acabado de aceitar dirigir a cozinha sozinho, e teso
comecei a pensar como resolver o problema do dinheiro de bolso
estava quase a fumar outra vez pelos do c. quando me lembrei dos croquetes
tinha o resto da carne do Sunday Roast, vulgo assado de domingo
e decidi
hoje vou aprender a fazer croquetes
google search, vulgo procura google e aquilo metia farinha
nunca fiz qualquer tipo de massa para nada
farinha soh em bolos, ou pao, prontos iscas
mas iscas sao iscas

lah fui tentar e consegui
meti os croquetes no bar
ofereci os primeiros e consegui vender alguns
6 croquetes e tabaco para hoje. boa

mas nao pegam muito bem
croquetes para os ingleses sao rolos de pureh
passei a chamar-lhes "portuguese style beef croquettes"
vulgo croquetes de carne
alguns chamam-lhes dog pu

faltava algo
algo que tambem fosse visual
que eles comem sempre quando veem

estava eu a comprar especiarias para fazer um caril
e vi umas chamussas
comprei uma porque gosto de vez em quando
reparei que vendiam aos sacos
pensei
e chamussas?

o Ricardo a fazer chamussas?
fui ver ao google outra vez
o recheio era simples com carne de cordeiro
eh tambem o que mais vende na loja, eu perguntei
e a massa?
farinha! e como se dobra?
encontrei videos
fiz o recheio primeiro, amazing (vulgo nao estah mal)
a massa, faz-se bem, mas conseguir a espessura de uma folha de papel eh obra
dobrar, minha santa
os primeiros pareciam rilhotos de bosta
dei a provar mesmo assim, adoraram
tinha que conseguir, ao fim de uma hora consegui dobrar algo parecido com uma chamussa
cheguei ah conclusao que precisava de seis dias para fazer 20 chamussas

como me habituei a nao desistir
fui falar ah loja dos chineses que teem tudo
a dona, que me vende bacalhau da noruega, disse
estah ali, congelada, eh soh descongelar e dobrar
disse tambem que os indianos (sim, e os paquistaneses) eh que lhe compram aquilo
comprei, e fui tentar
eh uma massa folha de papel chines, impressionante
enrolar uma chamussa passou a ser um simples origami
fiz, e agora nao tenho maos a medir, voam
claro que eles lhes chamam samosas, eu nao lhes digo que sao chamussas e prontos
agora olho para os precos das coisas e digo
aquelas calcas custam 17 chamussas

quando vou ao bar dos chamussa-me-esse
uma cerveja soh custa 6 chamussas e uma dentada
tenho agora chamussas de bolso para o dia-a-dia

faz-me lembrar aquele velho ditado que diz:
nao chamussaras o croquete alheiro

ei-las, as quatro primeirinhas


p.s. aproveito para dizer que jah paguei tudo o que me emprestaram para fazer o stock da cozinha, mas o dinheiro que nao eh de bolso para jah eh para investir e tentar guardar algum
pareco estar no caminho certo nao queria ter que ir a Portugal ah chamussada

3 comments:

pombamarela said...

:) tá demais
Uma chamussa pra ti, uma chamussa pra mim olá, olá e a vida sorri

Susana Serrano Pahlk said...

Adorei a crónica da chamussa!
Já te lembraste dos pasteis de massa tenra que a mamã fazia?
Bjx

Unknown said...

Jah fiz os pasteis de massa tenra, eles adoram, mas olham sempre desconfiados porque nao conhecem o formato. A chamussa, vulgo samosa, eles reconhecem, e digo-te, sao mesmo boas. Agora o trabalho eh uma seca, e elas voam. Vou chamussar mais um bocado. Inteh